Prefeitura lança a obra do Mercado Municipal do Produtor de Três Pontas

A Prefeitura de Três Pontas realizou na manhã desta sexta-feira (08), o lançamento da obra de construção do Mercado Municipal do Produtor. Autoridades foram acompanhar o início dos trabalhos dos homens e máquinas que iniciaram o serviço de terraplanagem no terreno que fica na Rua Santana, abaixo do Espaço “Francisco Galvão de Paula” (antigo IBC), no bairro Botafogo. Não houve cerimônias, o prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), o secretário de Agricultura, Transportes e Obras Maquil dos Santos Silva Pereira e vereadores tiraram uma foto em frente a área que será feita a obra que está sendo planejada desde 2017.

O Mercadão Municipal terá 831,43 m², será edificado em área total de 3.360,44 metros quadrados e será dotado de 26 bancadas de hortifrutigranjeiros, com 20 box com plataformas, praça de alimentação, setor administrativo com recepção, sala de reuniões, almoxarifado e sanitários. O investimento é todo de emendas parlamentares. É R$1.892.231,65 para a construção vindos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conquistados pelo deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) e mais R$ 500 mil para a construção da cobertura do estacionamento de veículos que veio por indicação do deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG). O obra será feita pela empresa PCVO Obras e Saneamento e a previsão de entrega é de um ano.

O prefeito Marcelo Chaves afirma que esta é uma obra muito esperada, que a sua gestão enfrentou muitas dificuldades para concluir os procedimentos burocráticos para possibilitar o seu início. Hoje ela está com recursos para a construção e fechamento já garantidos. Na visão dele, a região é essencialmente agrícola e precisa valorizar os produtos e o Mercadão irá fazer a diferença para o produtor e será um conforto muito grande para a população. “Vamos ter uma grande infraestrutura bastante adequada, é uma obra planejada e a localização também é nobre”, destacou o gestor.

De acordo com o secretário de Agricultura e de Transportes e Obras Maquil dos Santos Silva Pereira, quando ele assumiu as duas pastas em meados de 2018, ele já tinha o desafio de realizar esta obra, que havia sido bloqueada em período de eleição e depois acabou vindo uma verba maior. Com o Mercado o Município está incentivando o pequeno produtor, diversificando a agricultura, trazendo uma renda maior para eles e dando a possibilidade do consumidor tem um produto de qualidade na sua mesa.

Esta é uma demanda dos agricultores que terão a oportunidade de trabalhar a semana toda, em um local dotado de toda infraestrutura,com um nicho de mercado melhor. Segundo Maquil dos Santos, as feiras livres certamente irão continuar pois apesar da grandiosidade da obra ela não vai conseguir atingir a todos os produtores e os consumidores querem continuar tendo as feiras nos bairros, mais perto de casa. A Secretaria de Cultura deve utilizar o espaço para eventos e música ao vivo na praça de alimentação. O Mercadão do Produtor vai se tornar um ponto turístico às famílias e consumidores.

Ainda de acordo com o secretário das pastas, a preocupação é incentivar os produtores e conservar a malha viária das estradas rurais, dando condição de irem e voltarem, trazendo com segurança o que produzem no campo. O trabalho de manutenção das estradas é feito por uma equipe bastante comprometida que utiliza três patrol’s constantemente. A intenção é adquirir mais uma com um financiamento que está sendo feito junto ao Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça seu pedido